Vai adesivar seu carro nesta eleição? Saiba o que é permitido ou não!

Uma das mídias mais utilizadas durante a campanha eleitoral é o adesivo de carro. Isto porque este recurso acaba se tornando bem abrangente, já que o carro circula por diversos locais, alcançando um grande número de visualizadores.

Apesar de ser bastante popular, nem todos os adesivos de carro são permitidos, afinal, caso eles atrapalhem a visão do motorista, podem ser considerados fatores de risco em possíveis acidentes.

Para saber mais sobre o que a lei diz a respeito do uso dos adesivos de carro, confira abaixo quais opções são permitidas e características que estes adesivos devem ter, a fim de não gerar multas e até a apreensão do seu veículo.
E como bônus, saiba tudo o que seu adesivo deve ter para a sua campanha eleitoral decolar, através das dicas dos profissionais de design da Gráfica Online Move Arte. Confira!

  • Adesivos Não Permitidos

De acordo com as regras estabelecidas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), não são permitidos o uso de adesivos em veículos que:

  • Excedam 0,5m² da área total do veículo
  • Afixar santinhos ou papeletas, já que não são materiais autoadesivos e podem se desprender do veículo
  • Que não tenham a transparência mínima exigida

Em relação à transparência dos adesivos no veículo, cada parte exige um percentual. No caso dos adesivos dispostos no para-brisa e vidros laterais dianteiros, a transparência mínima deve ser de 75% ou 70% se for colorido. Já no vidro traseiro o mínimo é de 28%. Qualquer interferência que exceda estes limites pode gerar infrações.

  • Adesivo Permitido

Um adesivo com bastante poder visual e que ainda é permitido pelo TSE é o tipo perfurado, disposto em todo o vidro traseiro.

Com custo acessível e simples aplicação, o adesivo perfurado permite que os motoristas e passageiros consigam ver tudo que está acontecendo do lado de fora. Já quem está fora do carro tem visibilidade reduzida a 50%.

Ele é composto por uma película de vinil, que remete um efeito semelhante ao insulfilm.

Sua fácil aderência garante que ele seja colocado e removido com muita praticidade, sem prejudicar o vidro do veículo.

Por isso, se você quer aproveitar a mobilidade do seu veículo na estratégia de campanha eleitoral, utilize o que é permitido por lei e ofereça segurança para quem está dirigindo.

Lembre-se, que a qualidade do material e impressão são fundamentais na hora de garantir um adesivo eficiente e durável, por isso conte com os serviços da gráfica online Move Arte.

A Move Arte é especialista na produção de adesivos perfurados para Campanha Eleitoral e oferece o que há de mais moderno em tecnologia de impressão e corte. Além disso, veja só as dicas que os profissionais da gráfica virtual destacaram para deixar seu projeto ainda mais atrativo!

Adesivo Perfurado Campanha Politica

O que não pode faltar no seu adesivo de campanha eleitoral!

Além dos tipos de adesivos, formatos e composições, os elementos expostos nestas mídias também devem seguir algumas regras do TSE, além é claro, de um toque de criatividade para torná-los ainda mais atrativos.

Entre os dados que não podem faltar estão:

  • Nome do candidato
  • Identificação numérica para votação
  • Partido político
  • Número de inscrição do CNPJ ou CPF do produtor do material
  • CNPJ do candidato
  • Quantidade de tiragem

Já em relação ao projeto gráfico, caso você não tenha, saiba que é possível contratar a criação na Move Arte. Basta enviar as informações e imagens que seu adesivo será criado da melhor forma possível!

Além disso, os designs a Move Arte alertam para as seguintes tendências.

Minimalismo

Utilizar poucos elementos no adesivo pode tornar a visualização mais prazerosa, além de facilitar a identificação do que o eleitor realmente precisa, na hora de buscar a informação sobre o candidato.

Nesta tendência, a tipografia utilizada é mais simples, sem serifas ou detalhes que possam confundir o significado das palavras.

A combinação de cores é mais sútil e geralmente são utilizados de dois a três elementos apenas.

A foto do candidato tende a ser menor, a fim de que apenas apoie a informação do adesivo.

Simbólicos

Há candidatos que possuem bordões o até apelidos que já fazem o eleitor remeter a sua imagem, sem a necessidade de utilizar uma fotografia.

Para estes casos, inovar com caricaturas, símbolos e figuras que remetem ao candidato pode ser um jeito bem divertido de atrair a atenção dos eleitores.

Apesar do estilo divertido, é recomendado não exagerar nas cores ou elementos que possam atrapalhar o principal objetivo do adesivo, que é expor o nome e número do candidato para facilitar a memorização do eleitor.

O que é permitido na propaganda Eleitoral nas ruas

– Distribuição de material gráfico (folhetos, adesivos, volantes e outros impressos), realização de caminhadas, carreatas e passeatas, até as 22 horas do dia que antecede a eleição (artigo 39, §9º, Lei 9.504/97)

– Realização de comícios e reuniões, em local aberto ou fechado, independentemente de autorização ou licença, mas com comunicação à polícia com antecedência de 24 (vinte e quatro) horas (artigo 39, Lei 9.504/97)

– Inscrição do nome dos partidos políticos na fachada de suas sedes e dependências (artigo 244, I, Código Eleitoral)

– Inscrição do nome e número de candidato, partido e coligação na fachada de seus comitês centrais (informados no pedido de registro de candidatura), no tamanho máximo de 4 metros quadrados e nos demais comitês no tamanho máximo de 0,5 metro quadrado (artigo 14, §§1º e 2º, Resolução TSE 23.610)

– Até a véspera da eleição, divulgação de propaganda eleitoral por meio de alto-falantes, entre as 8 e 22 horas, desde que não passem a 200 metros das sedes dos Poderes Públicos, quartéis, hospitais, escolas, bibliotecas, igrejas e teatros (artigo 39, §3º, Lei 9504/97)

– Utilização de aparelhagem de som fixa em comícios, das 8 às 24 horas, podendo ser prorrogado até as 2 horas da manhã no comício de encerramento de campanha (artigo 39, §4º, Lei 9.504/97)

– Utilização de carro de som e mini trio para animar carreatas, caminhadas, passeatas, reuniões e comícios, respeitado o limite de 80 decibéis (artigo 39, §11, Lei 9.504/97)

– Uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos, camisetas e outros adornos pelo eleitor, para manifestar sua preferência por candidato ou partido (artigo 18, parágrafo único, Resolução TSE 23.610)

– Colocação de mesas para distribuição de material e utilização de bandeiras em vias públicas, das 6 às 22 horas, desde que sejam móveis e não atrapalhem o trânsito de veículos e pedestres (artigo 37, §6º, Lei 9.504/97)

– Fixação de adesivo plástico em automóveis, caminhões, bicicletas, motocicletas e janelas residenciais, no tamanho máximo de 0,5 metro quadrado, desde que a fixação seja espontânea e não haja qualquer tipo de pagamento em troca (artigo 37, §8º, Lei 9.504/97)

– Fixação de adesivos microperfurados de qualquer tamanho no para-brisa traseiro de veículos (artigo 37, §2º, II e 38, §4º, Lei 9.504/97)

Fonte: https://www.tre-pr.jus.br/

Bônus Extra!

Uma dica na hora de escolher as cores, fontes e imagens do seu adesivo eleitoral é: menos e mais!

Priorize as cores do partido, pois além de garantir esta associação no primeiro impacto visual, você mantém um padrão com significado e equilíbrio.

Nada de fontes exageradas ou cheias de detalhes ou formas. A leitura deve ser fácil e extremamente rápida. Cuide também do tamanho, a fim de que o adesivo ofereça harmonia em toda a composição.

Já na hora de escolher a foto, verifique se a imagem possui boa resolução, para que não fique distorcida na hora da impressão.

E é claro, conte com a qualidade profissional da gráfica online Move Arte na hora de tirar seu projeto digital do papel.

Como solicitar seu adesivo perfurado personalizado na Move Arte?

Para ajudar ainda mais na hora de garantir seu adesivo perfurado para a campanha eleitoral, veja como e fácil solicitar o projeto na Move Arte:

  • No painel de produtos na barra acima da página, clique em Adesivo> Adesivo perfurado
  • Coloque as medidas de largura e altura no campo ao lado direito
  • Faça o upload da sua arte (os arquivos aceitos são JPG, PNG, PDF, Corel, Ilustrator ou Photoshop)
  • Escolha qual o tipo de material
  • Escolha o tipo de acabamento
  • Veja se precisará contratar revisão ou não
  • Selecione a quantidade
  • Clique em comprar e pronto!

Em poucos dias você estará recebendo na sua casa todos os adesivos prontos para aplicação e logo, para impulsionar sua campanha eleitoral da melhor forma!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *