Saiba como se adequar ao novo comportamento dos consumidores

O 2020 foi um ano de mudanças e readaptações, afinal, a Pandemia do novo coronavírus, Covid-19, impactou todo o mundo, transformando o modo como as pessoas interagem, trabalham, se divertem, inclusive, consomem.

As medidas de isolamento social estimularam novas estratégias para que a economia não ficasse parada, resultando em um novo comportamento de consumo, que sem dúvidas, mesmo após a Pandemia, ainda resistirá.

É claro, que dependendo do tipo de negócio, a readaptação a esse novo padrão de consumo pode parecer um tanto quanto inviável, mas vale lembrar, que algumas ações que serão destacadas logo mais, podem complementar as estratégias para continuar em ascensão, mesmo neste período difícil para todos.

Para te ajudar neste propósito, a Gráfica Online Move Arte, destaca um pouco mais sobre essa mudança no comportamento dos consumidores, inclusive, traz algumas dicas de como seu negócio pode se adequar em meio à pandemia, de forma estratégica e o que é melhor, econômica. Confira!

O que mudou no comportamento dos consumidores?

Antes de abordamos as soluções para atualizar seu negócio referente ao novo comportamento de consumo, vale a pena destacar quais foram essas mudanças.

  1. Aumento de vendas e-commerce e entregas delivery

Com as novas tecnologias e popularização da internet, as transações virtuais se tornaram cada vez mais frequentes.

Aplicativos de lojas, sites mais responsivos, inclusive, a possibilidade de efetuar as compras pelas redes sociais garantiram o crescimento potencial deste segmento de varejo.

Apesar desta tendência, muitas pessoas ainda continuavam com certos receios de arriscar nas escolhas virtuais, foi ai, que as medidas de isolamento social acabaram de vez com essa questão.

Para não se exporem ao vírus e cumprirem as exigências referentes ao isolamento, os consumidores buscaram novas formas de ainda suprirem suas necessidades sem precisar sair de casa. Quem não gostava de comprar online, reconheceu nesta alternativa, a melhor forma de garantir aquilo que precisava consumir com segurança, sem precisar sair de casa.

Já quem era adepto ao consumo virtual, acabou expandindo ainda mais o hábito, visto que as oportunidades de venda online se ampliaram.

Nesta nova realidade, até pequenos estabelecimentos começaram a comercializar seus produtos e serviços em canais digitais, sejam eles app, redes sociais e sites.

Com os consumidores comprando de casa foi preciso também, aumentar as possibilidades de entrega, resultando no crescimento dos serviços de delivery, inclusive, por profissionais autônomos.

  1. Consumo consciente

Outra grande mudança, que não podemos deixar de fora é referente ao consumo consciente.

Com a economia instável e muitas pessoas perdendo suas rendas, comprar de forma inteligente, priorizando a qualidade e utilidade de cada coisa, se tornou quase que uma regra de consumo.

Os consumidores hoje buscam produtos e serviços que garantam durabilidade, a fim de não precisarem estar efetuando todo o processo de compra novamente, seja ele online ou físico, e é claro, sempre pautado na qualidade do que é adquirido.

Com as pessoas mais tempo em casa, as opiniões e escolhas na hora de comprar algo, também vêm sendo compartilhadas, o que promove ainda mais assertividade e consciência no consumo. Sem contar que as pesquisas acabam sendo mais minuciosas e criteriosas.

Desta forma, as compras por impulso acabaram diminuíram e consequentemente, o consumo consciente aumentando.

Como agir em meio a este novo comportamento de consumo?

Para se adequar a este novo comportamento dos consumidores, os empreendimentos podem adotar as seguintes estratégias:

  • Investir em canais digitais

Independente do segmento do seu negócio, é sempre válido ter uma presença digital, afinal, seu produto, marca ou serviço, devem estar onde os clientes estão: na internet.

Para isso, conte com o poder de alcance e influência das redes sociais. Muitas delas permitem integrar seu e-commerce nas plataformas, de forma facilitada.

Também é importante ter um site oficial, que apresente seu negócio de maneira mais formal e profissional. Há, inclusive, hospedagens gratuitas e criação de páginas intuitivas, vale a pena pesquisar.

Outra proposta que vem caindo na preferência dos consumidores, é o uso de aplicativos próprios do e-commerce. Desta forma, você ainda consegue manter seu público-alvo mais fiel ao seu negócio.

  • Garantir entregas delivery

Se os consumidores estão comprando em casa, é claro, que eles pretendem receber em casa também certo?! Por isso, garantir entregas delivery é um jeito de se adequar as suas novas preferências de consumo.

Para realizar este tipo de serviço, você pode contar com contratações terceirizadas, inclusive, com motoboys autônomos tipo MEI, profissionais que estão em ascensão, visto esta nova demanda do mercado.

  • Caprichar na comunicação visual (digital e física)

E por fim, mas não mesmo importante, tanto para seus canais digitais, quanto para as entregas em delivery, não se esqueça de caprichar na comunicação visual do seu negócio.

Este cuidado pode ser o diferencial que seus clientes esperam e o que vai fazer você se destacar quanto à concorrência.

Nos canais digitais, conte sempre com imagens de qualidade, com altas resoluções, logos da empresa ou marcas d’água com o nome do estabelecimento, a fim de marcar a presença.

Priorize também formatos de canais responsivos, que possam ser acessados tanto pelo computador ou smartphone, sem perderem a qualidade visual.

Já para aprimorar suas entregas via delivery e ainda fortalecer sua presença entre os consumidores, aposte na personalização da entrega.

Embalagens personalizadas, adesivos, panfletos e quem sabe até a entrega de brindes ou cartões fidelidade, podem ajudar e muito, a fidelizar a relação com estes consumidores.

E ai?! Gostou das dicas? E na hora de caprichar na comunicação visual do seu negócio, a fim de se adequar às novas exigências de consumo do seu público-alvo, não se esqueça de contar com a Gráfica Online Move Arte.

A Gráfica Move Arte realiza todo seu projeto de forma online e também realiza a entrega delivery, ou seja, assim como o novo padrão de consumo, você também não vai precisar sair de casa para garantir o melhor em comunicação visual.

Com os produtos de qualidade e durabilidade da Move Arte, sua escolha acaba sendo mais consciente, afinal, todos os materiais são de primeira e ainda a gráfica online conta com um sistema supermoderno de impressão UV.

Seja para projetos de embalagens, rótulos, adesivos, panfletos e inúmeras opções de artigos gráficos, saiba que com a Move Arte, você terá o melhor material para seu estabelecimento reforçar as vendas de forma estratégia em meio à Pandemia.

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